Uma comitiva da Universidade de Bologna, Itália (Unibo) está em Santa Catarina para uma semana de intercâmbio com pesquisadores e empresários dos ecossistemas de inovação de Florianópolis e Joinville, a convite da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A missão Unibo-Udesc é resultado de parcerias já em curso entre as duas instituições na área de inovação, por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc.

Fazem parte da comitiva de Bologna os professores Rosa Grimaldi (pró-reitora de Empreendedorismo e Relações com Empresas), Alessandro Grandi (presidente da incubadora Almacube), Giuseppe Conti (diretor do Departamento de Relação Industrial e Transferência de Tecnologia) e Antonio Corradi (chefe do Departamento de Engenharia e Computação e responsável pelas cooperações científicas entre a Udesc e Unibo).

As parcerias já em curso entre as duas instituições incluem dois projetos do Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGes) da Udesc Esag.  Um deles é ParticipAct, que explora os recursos de crowdsensing, crowdsoucing e big data para melhorar a gestão pública. O outro é o Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, uma experiência internacional de reunir virtualmente instituições de ensino e empresas para chegar a soluções tecnológicas para a indústria 4.0.

Programação

O intercâmbio dos italianos com os polos de tecnologia e inovação de Santa Catarina envolve uma parceria das duas universidades com outras instituições locais: Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi)Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (Fapesc)Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc)Sapiens ParqueFederação das Indústrias do Estado (Fiesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Nesta segunda-feira, 1º, pela manhã, os pesquisadores italianos foram recebidos pelo reitor da Udesc, Marcus Tomasi, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis, onde interagiram também com pesquisadores e gestores dos centros da universidade. À tarde, conheceram o Sapiens Parque, também na Capital, onde tiveram uma apresentação sobre o ecossistema de inovação local. Ainda no Sapiens Parque, visitaram a sede da empresa Softplan e as unidades da Fundação Certi e do Senai.

Nesta terça-feira, 2, a programação continua com uma visita ao polo de inovação de Joinville, onde os italianos conhecem Agora Tech Park e o Perini Business Park além de visitação a empresas. Na quarta-feira, 3, de volta a Florianópolis, a comitiva retoma o contato com o ecossistema de inovação da Capital, com visitas à Ufsc, Fapesc, Celta e Acate. Na quarta-feira, 3, a programação se encerra com encontros na Fiesc e em espaços voltados à inovação no centro de Florianópolis.

Universidade, empreendedorismo e inovação

Na Acate, na tarde de quarta-feira, a professora Rosa Grimaldi fará uma palestra sobre o papel do ensino superior na promoção do empreendedorismo e da inovação. Ela também contará a experiência da Unibo. É uma oportunidade para pesquisadores, gestores universitários e empresários de Santa Catarina trocarem informações e aprimorarem as relações entre mercado e universidade. O evento é para convidados.

0 Compart.
Faça um comentário

* Por favor, preencha os campos corretamente.