A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) assinará, nesta terça-feira, dia 8, o Acordo de Cooperação Técnica com a Controladoria-Geral da União (CGU) para o desenvolvimento do ParticipACT, projeto de pesquisa que utiliza um aplicativo mobile para o controle social e a gestão pública de cidades inteligentes.

O ParticipACT é uma plataforma tecnológica de crowdsensing resultante dos projetos de pesquisa do grupo LabGES, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG). Através da participação colaborativa da população, manifestações sobre a vida urbana são compartilhadas com a administração pública com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Por meio do aplicativo mobile, o cidadão pode registrar os problemas que enfrenta no dia a dia ou questionar os gestores sobre algum serviço público. Todos os registros realizados são publicados no portal do cidadão (www.participact.com.br) onde também serão registrados a movimentação dos pleitos e manifestações junto aos órgãos com sistema de ouvidoria Fala.Br integrado.

Com o acordo de cooperação entre UDESC e CGU, será possível direcionar automaticamente os registros realizados pelos cidadãos no aplicativo ParticipACT aos órgãos responsáveis pelo encaminhamento da manifestação de problema, denúncia, sugestão ou elogio, por meio das ouvidorias públicas. No âmbito deste convênio entre CGU e UDESC, o ParticipACT esta integrado ao FALA.BR, um sistema de ouvidoras utilizado pelas entidades de governo federal e também dezenas de municípios e estados brasileiros. A evolução do aplicativo envolve a constante melhoria de seu design, a aplicação de inteligência artificial para facilitar o registro da manifestação e o desenvolvimento de modelos de incentivo ao uso.

Como usuário dos serviços públicos (transporte, saúde, educação, segurança, mobilidade, limpeza …), o cidadão tem condições de reportar (via texto, foto, áudio, vídeo, geolocalização e outros sensores dos celulares) a situação na sua da cidade de forma rápida e precisa. Os gestores, por sua vez, poderão atuar de maneira mais eficiente recebendo os dados em “tempo real”, por meio de um sistema que conecta as informações do aplicativo às ouvidorias públicas.

As tratativas entre UDESC/ESAG e CGU iniciaram em janeiro de 2019. Os técnicos da CGU e os pesquisadores da universidade trabalham para entender os processos internos dos órgãos e adaptar a tecnologia. Agora, com a formalização da parceria, será possível avançar com as pesquisas.

A assinatura do acordo está agendada para as 10h30 desta terça-feira, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), na Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900, Centro de Florianópolis. Estarão presentes o Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e um representante da Reitoria da UDESC.

0 Compart.
Faça um comentário

* Por favor, preencha os campos corretamente.