Já está disponível na Apple Store ou no Google Play a versão 2 do aplicativo mobile ParticipACT Brasil para as campanhas de crowdsensing do projeto.

A plataforma permite que os cidadãos registrem problemas relacionados às áreas de transporte e mobilidade, segurança, acessibilidade, meio ambiente e animais, infraestrutura, social e outros, contribuindo para a gestão eficiente de cidades.

Depois de instalar o APP, o usuário pode registrar os problemas da cidade, apontando no mapa o local da ocorrência e descrevendo-a em texto, áudio e/ou vídeo. Os registros poderão ser visualizados no mapa no próprio aplicativo e também no portal www.participact.com.br.

O cidadão também pode deixar, por determinado tempo, alguns sensores do celular ligados para que o próprio aplicativo colete informações sobre trajeto, tempos de parada e outras informações que formarão um grande banco de dados sobre a cidade, e que será estudado em pesquisas dos hábitos de mobilidade urbana. “O registro automático é feito individualmente, mas os dados são coletivamente analisados. Com a análise dos dados será possível conhecer os pontos de concentração e as rotas de deslocamento das pessoas nos períodos do dia e da semana, identificando grupos com hábitos de mobilidade semelhantes”, explica o professor Carlos De Rolt, coordenador do projeto.

0 Compart.
Faça um comentário

* Por favor, preencha os campos corretamente.