Avanços recentes em tecnologias de comunicação móvel e a ampla disponibilidade de smartphones equipados com vários sensores permitem novos cenários de assistência médica no qual pacientes com condições físicas/comportamentais críticas podem receber assistência em qualquer lugar e a qualquer momento. O sensoriamento, não só dos pacientes, mas de grande parte da população, aumenta o potencial de uma gestão participativa nos atendimentos emergenciais.

Middleware COLLEGA para a gestão participativa e dinâmica de comunidades de saúde

Middleware COLLEGA para a gestão participativa e dinâmica de comunidades de saúde

Este artigo apresenta um macroprocesso de modelagem de cenários de emergência baseados em crowdsourcing e propõe um middleware chamado COLLEGA que fornece funcionalidades abrangentes de gerenciamento

para dar suporte à pronta assistência em caso de uma emergência médica. Em particular, através do sensoriamento participativo e oportunista, a estrutura COLLEGA permite a formação dinâmica de grupos de assistência ad-hoc formados por usuários capazes de auxiliar pacientes que precisam de ajuda enquanto esperam por cuidadores profissionais e fornecem suporte para entender a emergência.

O estudo foi publicado em inglês.

Ficha técnica:

Título original: COLLEGA middleware for the management of participatory Mobile Health Communities

Publicado em: 2016 IEEE Symposium on Computers and Communication (ISCC)

Conferência de 27 a 30 de junho de 2016

Local da conferência: Messina, Italy

INSPEC Accession Number: 16247671

DOI: 10.1109/ISCC.2016.7543867

0 Compart.
Faça um comentário

* Por favor, preencha os campos corretamente.