Pesquisas

Estudos publicados

Os novos projetos de cidades inteligentes demandam modelos de administração de grandes bancos de dados – big data.
Novos sensores embutidos em smartphones modernos nos levaram para uma nova prospectiva de coleta de dados, na qual
Avanços recentes em tecnologias de comunicação móvel e a ampla disponibilidade de smartphones equipados com vários sensores permitem
Os atuais smartphones equipados com sensores possibilitaram a coleta de grandes quantidades de dados em áreas urbanas. Uma
Conheça o experimento feito na Itália com 300 estudantes que participaram de uma coleta de dados via crowdsensing.

Acesse o site do aplicativo web para conhecer o participact.

Tecnologias inovadoras na gestão da cidade inteligente

Dados do ambiente virtual + real

O projeto trabalha com dados do ambiente virtual e real. Os dados do ambiente virtual são aqueles obtidos com as instituições que compartilharam suas informações com o projeto ParticipACT. São dados consolidados de um passado recente. Um exemplo são as informações sobre a coleta de lixo na Capital. Com esse banco de dados, é possível saber qual o volume de lixo produzido em Florianópolis a cada mês.

Já os dados do ambiente real são aqueles coletados e reportados via smartphone pelos cidadãos diariamente no ambiente urbano. São informações sobre problemas urbanos e dados de sensoriamento do celular, como velocidade, temperatura e localização.

O ParticipACT recebe todas essas informações, organiza esses dados e disponibiliza para a sociedade. Para a universidade, a finalidade é entender os problemas da cidade, conhecendo suas limitações e potencialidades. Para a gestão pública, a finalidade é administrar uma cidade inteligente a partir de informações confiáveis. Para a sociedade, desenvolve a participação cidadã nas questões urbanas e permite pensar em novos negócios para a cidade.

Realização e Apoio

O ParticipACT Brasil só é possível com o trabalho em rede dos cidadãos e de instituições públicas e privadas. São muitos os parceiros do projeto e muitos ainda podem participar. Caso sua instituição tenha interesse em saber mais sobre o projeto, entre em contato.

0 Compart.