O termo de cooperação técnica entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Controladoria-Geral da União (CGU) prevê que os sistemas do ParticipACT e FalaBR sejam integrados. O objetivo é facilitar a vida de nós, cidadãos. Estamos em contato diariamente com os serviços públicos e, por isso, somos os mais aptos a monitorar, avaliar e registrar problemas ou mesmo elogios aos serviços prestados. É nosso dinheiro. Portanto, é da nossa conta.

O aplicativo ParticipACT permite que reportemos os mais diversos problemas (transporte, saúde, educação, segurança, limpeza, trânsito, meio ambiente, obras públicas…). Basta baixar o aplicativo, disponível para Android e Apple, abrir o mapa e registrar o caso por meio de texto, áudio, foto ou vídeo. Nas lojas da Apple e Google, procure por ParticipACT Brasil.

Com a parceria governamental, esses registros serão encaminhados automaticamente para a ouvidoria pública responsável (Município, Estado ou União) e a resposta dos órgãos competentes será exibida no mapa para toda população no próprio aplicativo e no site (www.participact.com.br).

A parceria entre a Udesc esag e a Controladoria-Geral teve início em janeiro de 2019, quando os técnicos da CGU e os pesquisadores da universidade começaram a trabalhar para entender os processos internos dos órgãos e adaptar a tecnologia para funcionar com a Ouvidoria. Agora, com a formalização da parceria, será possível avançar com as pesquisas.

A assinatura do acordo ocorreu nesta terça-feira, dia 8 de outubro, com a presença do Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Udesc, professor Antônio Carlos Vargas Sant´Anna, além da equipe do LabGes da Udesc Esag, liderada pelo professor Carlos Roberto de Rolt.

0 Compart.
Tags
, ,
Faça um comentário

* Por favor, preencha os campos corretamente.